Proposta Pedagógica

Aqui na Escola Aspen (Antiga Creche Escola Querubim), nossa prática pedagógica está pautada nos princípios do Sócio construtivismo, na qual a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem a partir das interações com o outro, da reflexão acerca dos conteúdos abordados e da construção de novos conhecimentos. Buscamos desenvolver os conteúdos curriculares de forma significativa, promovendo vivências e experiências concretas, sempre com olhar individualizado para cada criança.

Adotamos a abordagem Reggio Emilia que é uma proposta educativa que coloca a criança como ser competente, capaz e ávido por aprender, que necessita e tem direito a profissionais competentes e capazes de reconhecer sua extraordinária possibilidade de construir conhecimento a partir de suas experiências. Dessa forma, a criança é protagonista de seu aprendizado, é dotada de capacidades, habilidades e potencialidades para descobrir o mundo através de vivências e das relações estabelecidas com seus pares, construindo, desde o começo da vida, conhecimento, cultura e sua própria identidade.

Nesta perspectiva, o espaço atua como Educador, como uma ferramenta importante para a aprendizagem, para as relações, comunicações e os encontros. Em nossos espaços, oferecemos elementos para potencializar a criatividade da criança, permitindo que ela crie arte, através de diferentes materialidades, de modo que ela possa experimentar, interagir, agir, transformar e ser transformada.

Na Escola Aspen os educadores são capacitados, competentes e estão sempre ao lado da criança mediando a construção do conhecimento e acompanhando as explorações dos temas e conteúdos, mantendo portanto, a tradição da Creche Escola Querubim que sempre priorizou o profissionalismo e a competência dos seus colaboradores.

As famílias também são essenciais neste processo, através de uma relação próxima com a escola, ambas articulam-se em prol de um objetivo comum: o desenvolvimento integral da criança.